domingo, 20 de setembro de 2009

Proteja-se contra leis estúpidas, use Euro Condom.

Esse é o nome do manifesto escrito pelo designer alemão Ingo Maurer como forma de protesto à lei que proibe lâmpadas incandescentes na Europa. Já em vigor na Austrália e Inglaterra, essa mês os bulbos brancos já foram banidos e até 2010 os tranparentes irão pelo mesmo caminho. Como forma de protesto Maurer criou a Euro Condom, uma capa fina de silicone, resistente ao calor, que colocada sobre a lâmpada transparente, que ainda não foi proibida, dá o mesmo efeito fosco.


Segundo os que apoiam a lei os bulbos brancos gastam a mesma energia que os tranparente e iluminam menos, já segundo os fabricantes e diferença é irrisória. Muito já se discutiu sobre o uso das lâmpadas incandescentes e fluorescente. Muitos de nós correram para o supermercado na época do apagão para trocar as redondinhas pelas aspirais e mesmo assim hoje se questiona se uma realmente é melhor que a outra no quesito ambiental (quando considerado a forma de produção, reciclagem, etc...) porque no iluminação geralmente a incadescente ganha disparado...

O protesto do designer de iluminação fica claro quando levamos em conta que várias ambiencias ainda são criadas a partir das lâmpadas incandescentes e bani-las significa acabar com uma infinidade de projetos.

Não sei se essa iniciativa vai mudar alguma coisa mas faz pensar: mais quantas leis estúpidas seguimos todo dia????

Abraços equipe do expurgância

créditos: fotos site http://www.designboom.com e http://minasdeouro.glamurama.uol.com.br/tag/euro-condom/