terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bibliografia parte 1

Primeira semana de aula é sempre a mesma coisa, pelo menos até o sexto período todo professor que se preza vem armado do plano da disciplina, com aulas rigorosamente planejadas assim como datas de trabalhos e provas e no final a bibliografia da disciplina. Confesso que no primeiro período tentei manter a leitura em dia de vários dos livros, mas logo percebi ser humanamente impossível em 6 meses ler todos os livros indicados pelas em média 7 matérias que cursamos por período, ou seja, a gente acaba lendo o que dá tempo, ou aquele que o professor indicou mais, o que vai cair na prova e assim por diante. Mas como alguns dos livros acabam sendo lidos, e esse acabam não tem nada a ver com a idéia de ser martírio a leitura dos mesmos, até porque na grande maioria são livros exelentes, começo hoje uma série de posts sobre livros que eu li (ou folheie) para a faculdade, sejam bons ou ruins.

Vamos começar então pelos indicados lá no começo do curso. Quem da minha turma não foi aterrorizado por Boltsthauser não pode se dizer um verdadeiro membro da turma do Brunelleschi. A interminável coleção de livros "A História da Arquitetura" escrita por João Boltshauser (que eu acho que vai até o 7) era, e provavelmente ainda é, a preferida do nosso professor de Teoria e História da Arquitetura. A biblioteca tem algumas prateleiras reservadas aos exemplares, que são uma das maiores referencias no assunto. Porém se você é assim como a maioria de nós, que não teve o tempo de se debruçar sobre os nada pequeno volumes, não se preocupe, porque os maravilhosos e finíssimos livrinhos da coleção "Como recenhecer a arte da .... (Grécia, Mesopotâmia, Renascimento, Barroco, Gótica, e mais oque você quizer) te salvam na hora de estudar para as provas ou assimilar melhor o cochecimento adquirido nas aulas. Os autores divergem dependendo do assunto do livro, Sabatino Moscati, Gabriele Mandel e Flávio Conti são alguns deles. Os livros seguem geralmente a mesma estrutura, divididos em partes relacionadas as artes como pintura, escultura e arquitetura. As ilustrações são exelentes a as anotações nos cantos das páginas contêm as melhores informações de forma sintética. Mas cuidado para não deixar para a véspera da prova para ir à biblioteca pois alguns dos assuntos possuem poucos exemplares. Nem o Boltshauser, nem os "Como recenhecer a arte da ..." ajudaram somente no primeiro período. Outros ótimos livros recomendados pelo professor foram "A História da Arquitetura" de Jonathan Glancey e "A História da Arte" de Ernst Gombrich.

Outro livro que tivemos que ler no primeiro período foi o "Concepção Estrutural e a Arquitetura" do Yopanan Rebello . Passado para a turma como referência para a prova, ainda devo ter o xerox dele em algum lugar. O assunto do livro, como o título já sugere, é a concepção estrutural. São descritos os fenômenos físicos, es sistemas estruturais básicos ligados aos materiais, sistemas de suporte de vedação , critérios práticos de lançamento de vigas e pilares, entre outros. O texto é fácil e as ilustrações didáticas. Pode ser útil também para o quinto período na disciplina de Concreto Armado. O livro é recomendado no auxilio ao encino de estruturas uma vez que muitos engenheiros/arquitetos discordam de algumas passagens do livro.

Com certeza muitos outros livros foram indicados no primeiro período, porém no momento só me lembro destes. Se alguem ai lembrar de mais algum me fale.

Abraços E.E