quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Post extraordinario: Mais um...

E-mail recebido do ex-prof Sammy Lansky.


Olás a tod@s,
Sinto-lhes dizer que, após um semestre sem conseguir conversar com a nossa coordenadora Raquel, recebi um telegrama demissionário.
Fico pensando o que aconteceu e o que acontece com o Izabela. A falência administrativa é visível, no entanto, pensava que as relações entre as pessoas ainda poderiam significar algo. Engano meu.
Ao receber o telegrama, confesso que me senti mais um, alguém que não significa nada para a Instituição, tal como diversos amigos que foram demitidos de forma unilateral e sem explicação (Adriano, Paulo Dimas, Anamaria Murta, Carlos Alberto (Fonfon), Marilda, etc). Tudo bem, eu só estava ai há um ano e meio, mas... Vindo de uma instituição confessional ... É importante lembrar que passei no concurso para admissão como professor e nenhuma advertência ou sinal havia recebido anteriormente relativo à minha conduta.
O que a coordenação / instituição não sabe e não quis saber é que pensava em pedir licença, pois vou para um estágio-sanduiche na Europa. O que disse e sempre deixei claro é que minha prioridade é o doutorado em andamento. Todo o semestre fiquei bastante inseguro com as notícias que corriam: diminuição de salários, salários atrasados, 13o, fechamento do Campus Nova Lima, administração centralizada em SP, etc (e ainda nos chamam de preguiçosos...). Portanto, não achava que deveria investir muito ai ... Saibam que perdi uma bolsa de doutorado uma semana antes de receber o telegrama porque não poderia ter carteira assinada. Se tivessem me sinalizado ...
Fica para mim o enorme prazer que foi conhecer os colegas professores e os alunos - que são os que mais sofrem com a situação...
Aos coordenadores e administradores fica a questão: como educar sem valorizar e preservar as relações com aqueles que são os mediadores entre alunos e instituição - os professores? O que acontece(u)? Falência administrativa e das relações?
A relação instituição/professores só existe na medida comercial? Ou na medida que são aceitas as condições sem questionamento? Demonstração de poder? (Raquel, mas não achei bakana a forma como conduziu o processo. Até hoje aguardava um contato seu). Isto é educação?
Aos colegas professores, vou sentir saudades dos nossos encontros.
Mas, não vai faltar novas oportunidades de troca. Tudo de bom e Feliz 2010!
Samy Lansky
arquiteto
(31) 3291.8536