quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Carta enviada pelos alunos ao Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Essa carta foi elaborada pelos alunos presentes na reunião nos dias 07 e 08 de Dezembro no atelier, demonstrando seus desejos e anseios por uma faculdade melhor. O objetivo dessa reunião foi montar um corpo de estudantes que possa representar os alunos frente a nossa faculdade, cinco alunos devem ser escolhidos para participar da reunião do colegiado na quarta - feira dia 09 de Dezembro.

Por favor deixem sua opinião, sendo ela negativa ou positiva, só assim iremos conseguir algo que seja de um desejo coletivo.

À Coordenação e reitoria do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Os alunos, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, para o qual foram admitidos, desejosos de obterem uma formação que lhes permitam ascender a lugares na sociedade, vêm, por este meio, manifestar nossa insatisfação diante de algumas posturas, propostas pedagógicas e questões administrativas da instituição que consideramos desrespeitosas e insuficientes.
1. Sobre nossos desejos e expectativas.
Todos nós, estudantes do curso de Arquitetura, fizemos opção para uma área de atuação que é baseada em percepção das diferenças, em trocas, em saber utilizar isso de forma crítica, criativa e criadora. Acreditamos que para isso uma Escola de Arquitetura precisa estar explicitamente constituída nessas bases e dispor de uma proposta curricular e pedagógica que ampare esses princípios.
Temos percebido um esvaziamento na proposta do Izabela Hendrix e, como alunos, acreditamos sermos co-responsáveis pela instituição. Afinal, é da escolha que fizemos para as nossas vidas que estamos tratando e é importante que haja uma interface entre o lugar do corpo discente e os outros lugares que compõem a instituição (corpo docente, administração, coordenação, enfim...),para que todos possam ser acionados em busca de um projeto de melhoria.
A ideia do diálogo que queremos estabelecer tem em vista efetivar esses desejos e nos por para frente. Precisamos de espaço, voz, interlocução e participação. Valores esses, essenciais para uma vida acadêmica que nos acrescentará experiências.
2. Sobre as aulas, o sistema de ensino e o sistema de avaliação.
2.1 Sobre a proposta pedagógica.
Temos percebido a falta de identidade na proposta pedagógica: O que foi eleito como objeto de ensino? Como as práticas de ensino são efetivadas? Que coerência há entre as praticas de avaliação e as praticas de ensino?
2.2 Sobre as atividades extracurriculares e atividades fora da faculdade.
O Izabela promove determinadas atividades que se por um lado poderiam ser mais intensas, por outro lado não ganham conhecimento da massa de alunos uma vez que a divulgação é ineficiente. Muitos alunos sequer têm conhecimento da existência de alguns eventos e atividades que acabam ficando restritas a um grupo privilegiado. É preciso criar um mecanismo mais eficiente.
Foram feitas inúmeras tentativas de realização de eventos, grupos de discussão, encontros, enfim, atividades que devem fazer parte da vida acadêmica pelo seu caráter questionador. Muitas dessas iniciativas foram tolhidas pela instituição que parece ver nesse tipo de propostas uma ameaça.
Ao nosso ver esse tipo de restrição desvaloriza o ambiente acadêmico, que é um espaço que deveria estar aberto para a diversidade de idéias e de práticas.
3. Sobre as instalações físicas.
Acreditamos que as instalações físicas de um ambiente destinado ao aprendizado seja proporcional à qualidade do ensino que ali é transmitido. É de extrema importância o bom funcionamento dos equipamentos envolvidos numa atividade que exige tamanha atenção.
Nós alunos da Arquitetura queremos ressaltar nossa extrema insatisfação com os equipamentos oferecidos pelo Izabela.
3.1 Os laboratórios de informática
Não existem laboratórios suficientes para atender a todos os cursos e os laboratórios existentes não permitem a realização de certas atividades, inclusive atividades que são exigidas para a nossa formação, não só pelo mercado que enfrentamos fora da faculdade, mas também pela própria instituição.
Além de tudo isso, o mal funcionamento de equipamentos como o ar condicionado, faz com que seja praticamente impossível permanecer dentro desses ambientes, tamanho é o desconforto.
3.2 A biblioteca
A biblioteca da faculdade não apresenta um atendimento e nem um sistema eficiente. Diariamente os alunos são vítimas de destratos e cobranças de dividas inexistentes, além de encontrarem muita dificuldade em encontrar o que estão procurando. O mal funcionamento dos equipamentos também é um problema.
3.3 As salas de aula e atelier.
Assim como os laboratórios de informática, as salas de aula e os ateliês encontram-se num estado que dificulta sua utilização. O mínimo que esperamos de uma faculdade particular é uma boa infra-estrutura. Nesse semestre, por exemplo, fomos impedidos de assistir a várias aulas pois as salas estavam inundadas.
4. Sobre os instrumentos de uso didático.
O curso de arquitetura envolve inúmeras atividades com um grau de complexidade que exige uma certa sofisticação dos equipamento necessários para o seu desenvolvimento. Os computadores e programas, necessários para a execução de trabalhos, oferecidos pela faculdade são insuficientes para atender às nossas demandas.
O mal funcionamento dos computadores da faculdade obriga, aos que têm condições, a adquirirem seu próprio equipamento, mas, ainda assim, muitas vezes somos impossibilitados de utilizá-los, já que não existem tomadas suficientes nos ateliês e o acesso a internet, muitas vezes necessário para pesquisa, oscila com frequência.
Além de tudo isso o sistema utilizado para o acesso dos alunos às suas informações de histórico, faltas e aos próprios computadores não funciona e está sempre causando chateações, tanto para os alunos como para os professores.
5. Sobre a secretaria e a tesouraria.
Já é de conhecimento de TODOS a insatisfação geral em relação a secretaria e a tesouraria da faculdade. É absurdo tudo que muitos de nós já passaram ali.
São mensalidades erradas, tempo perdido em filas e mais filas, são matrículas alteradas no meio do semestre, são multas que pagamos por erros que são do sistema. O nível dos absurdos que muitos de nós passamos dentro da secretaria e da tesouraria é criminoso. Os alunos estão sendo prejudicados dentro dos seus cursos, dentro dos seus trabalhos, dentro do seu tempo livre que seja.
Acreditamos que seja necessária a revisão de todo o sistema, inclusive de seus funcionários que tem demonstrado serem incapazes de solucionar os problemas que vêm ocorrendo. É necessário deixar claro para eles o papel que eles representam e a responsabilidade que eles têm perante os alunos, por incrível que pareça, alguns dos funcionários do Izabela são incapazes de, no mínimo, esclarecer dúvidas. Isso é INACEITÀVEL.
6. Sobre a coordenação.
À coordenação, o que temos a dizer está muito ligado ao que foi dito no início desta carta. Acreditamos que as decisões tomadas pela coordenação têm trazido, como conseqüência, uma enorme insatisfação por parte dos alunos em relação a sua formação. Com isso a participação do corpo de estudantes nas decisões se faz muito importante para criar uma veracidade entre as atitudes tomadas e a opinião dos alunos.
A dispersão das turmas e dos professores pelo campus faz com que a troca de conhecimento e informações se perca, os corredores se tornaram apenas um lugar de passagem e o acesso à coordenação, que deveria estar sempre aberta ao diálogo com todas as partes componentes da instituição, está se tornando cada vez mais difícil, cada vez mais burocrático.
7. Conclusão
Queremos que a partir de agora as coisas passem a ser tratadas de forma diferente. Queremos que o desejo por voz, por participação dos alunos e a exigência de melhorias dentro da instituição pare de ser vista como uma ameaça e passe, isso sim, a ser incentivada. Acreditamos que se todos trabalharmos juntos podemos chegar a lugares muito maiores e muito melhores para todos.
Os pontos de que falamos durante essa carta são os que consideramos mais importantes para serem discutidos com mais urgência, lembrando que nós temos consciência de que a efetivação das medidas propostas será um PROCESSO e dependerá do diálogo constante e do apoio de todos. Sabemos da existência de inúmeros outros problemas dentro da instituição, mas acreditamos que não seja sensato esperar solução pra todos instantaneamente. Deixamos claro também que está é uma luta que consideramos ser do interesse tanto do corpo de alunos, quanto da própria faculdade, uma vez que resultará numa relação mais harmoniosa e participativa, apesar de haver momentos em que o confronto de ideias será inevitável. Vamos lutar para fazer o melhor, ambas as partes.