quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Santuário Dom Bosco

Se Brasília impressiona por tudo aquilo que já ouvimos falar e finalmente se materializa na nossa frente, se torna maior ao encontrarmos algo que nunca ouvimos falar e impressiona muuuuuuito mais. Não sei de ninguem do grupo que não se emocionou ao entrar no Santário Dom Bosco. Abaixo um pouco da história do lugar (ainda desconhecida por nós mesmos) e algumas fotos para instigar aqueles que ainda não foram.

O Santuário Dom Bosco é mais uma homenagem ao padroeiro da cidade, o santo São João Melchior Bosco. Projeto de Carlos Alberto Naves, aluno de Oscar Niemeyer, a igreja tem 80 colunas estilo Brise Soleil que se fecham em arcos góticos.

Um dos destaques do santuário é o lustre central, formado por 7,4 mil peças de vidro murano, 180 lâmpadas e com peso aproximado de 3 toneladas. As portas descrevem a vida de Dom Bosco – que teve um sonho premonitório com a construção de Brasília. Para manter a igreja limpa, o pároco conta com a ajuda dos fiéis, que se organizam em mutirão a cada dois anos.

PlABATISMAL
Sobre a Pia Batismal, uma delicada estrutura em forma de pirâmide representa o Rio Jordão.
A beleza do mármore rosa é realçada pela presença do quadro em bronze de Gianfrancesco Cerri, que mostrou com poesia o momento do batismo de Jesus.

Iluminação
De dia, os vitrais filtram a luz do sol dando suavidade ao ambiente. À noite, o imenso lustre de 3,5 m de altura e 5 m de diâmetro é a única iluminação do Santuário. Simboliza Jesus, luz do mundo.
O lustre é formado por 7400 pequenas peças de vidro Murano, que juntas pesam aproximadamente 3000 kg. Suspenso por 6 cabos de aço capazes de sustentar 6 toneladas, é obra do arquitëto Alvimar Moreira.

Sacrário
O pão e o vinho, sinais da presença de Cristo na Eucaristia, estão representados na pintura em acrílico de Cerri. Uma base retangular em mármore rosa realça ainda mais a beleza e simplicidade da obra.

Órgão
Suaves melodias ecoam pelo Santuário através do órgão eletrônico Eminet 650 Classique, de origem holandesa. O instrumento é transistorizado e estereofónico, com dois teclados de cinco oitavas e uma pedaleira polifônica de 30 pedais.

Carrilhão
De hora em hora o som do carrilhão chega às casas e apartamentos próximos ao Santuário. É um som bastante familiar à comunidade. O carrilhão é eletrônico, fabricado pela empresa canadense Maas Rowe, e está programado para tocar das 7 às 22 horas.

Subsolo
tros e pesa 1000 kg e foram esculpidas pêlos artistas italianos Arrighini e Figlio.
Salões destinados a cursos pastorais, reuniões e recepções festivas, aproximam ainda mais a comunidade da Igreja. São três salões: um azul, com 380 m2, um verde e outro rosa com 240 m2 cada. Podem funcionar separadamente ou interligados. No subsolo estão também a sacristia, arquivo paroquial e escritório.

Altar
Um bloco maciço de mármore rosa, de 10 toneladas, é mesa e altar onde a presença de Cristo na Eucaristia é celebrada, como centro da fé e vida em comunidade.
Ao fundo, está o Cristo Crucificado. Uma escultura de Gotfredo Traller que utilizou-se de um único tronco de cedro para entalhar a figura de Jesus. A obra tem 4,3 m de envergadura e está sobre uma cruz de 8 m.


Vitrais
Os vitrais azuis formam um harmonioso conjunto, deixando a quem
vai ao Santuário a reconfortante sensação de estar sob um céu
estrelado. O efeito se deve à combinação de 12 matizes de azul
pontilhados de branco, que partem de tons claros num suave degrade
até atingirem tons mais escuros.
Em cada um dos quatro ângulos do Santuário, uma coluna de vitrais
róseos complementa a suavidade do local.
A combinação róseo-azul cria um ambiente de mistério interior
semelhante ao das basílicas orientais.
Os vitrais foram projetados por Cláudio Naves e fabricados pelo
artista belga Hubert Van Doorne, em São Paulo. Cobrem Uma área de
2200 m2.

ESTÁTUAS

Duas estátuas em mármore de Garrara, Itália, lembram a familiar presença de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, fundador e padroeira das instituições Salesianas. A imagem de Dom Bosco foi doação do Pé. Luís Ricceri, Superior Geral dos Salesianos. A de N. Sra. Auxiliadora, do benfeitor Hugo Borghi. Cada estátua mede 2 metros.

Portas
Em cada porta há quadros, de autoria de Cerri, em alto relevo entalhados no bronze. Na fachada principal está representado o sonho de Dom Bosco. Nas laterais, visões missionárias e passagens de sua vida. As portas do Santuário levam para um ambiente de fé e recolhimento. No total são 12 portas, divididas em 3 conjuntos de 4, que junto ao altar, ao lustre e à iluminação róseo-azul celeste, buscam simbolizar o texto bíblico do Apocalipse sobre a Morada de Deus (Apocalipse 21).

Video



Créditos

http://www.venhaparabrasilia.com.br/a-cidade/santuario-dom-bosco

http://www.santuariodombosco.org.br/santuario.php (site oficial!!!)

abraços equipe do expurgância