quinta-feira, 22 de outubro de 2009

EXPOSIÇÃO LE CORBUSIER – ENTRE DOIS MUNDOS


A importância de Le Corbusier advém, em grande parte, do seu enorme poder de síntese. Nas viagens que fez a várias partes do mundo, Le Corbusier contactou com estilos diversos, de épocas diversas. De todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e intemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitetura clássica grega. Nasceu em uma família calvinista, onde recebeu uma formação moral que acentuava os contrastes entre o Bem e o Mal. A exposição mostrará os últimos vinte anos das obras do grande arquiteto e artista francês Charles-Edouard Jeanneret - Le Corbusier. “Entre dois mundos” será uma exposição que apresentará, por meio de maquetes, fotos, textos e obras originais, as diferentes facetas do arquiteto francês. De Marselha a Brasília, Le Corbusier atuou no urbanismo, na arquitetura e nas artes plásticas, e se sensibilizou pela imagem do Brasil.

A idéia é proporcionar à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes formas de sua cultura. A exposição “Le Corbusier, entre dois mundos” visa, portanto, a aperfeiçoar e consolidar esta presença, valorizando a competência da arquitetura contemporânea. Le Corbusier foi um dos primeiros arquitetos a compreender as transformações de um planejamento urbano sistemático e programado. Em sua perspectiva, essa idéia deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias.



A EXPOSIÇÃO

O corpus da exposição começa com a apresentação de desenhos de viagens focalizada tanto no estudo de figuras importantes da história da arquitetura como em situações mais trivais. A parte urbanismo, após proposições básicas como la Ville Contemporaine de trois millions d’habitants (1922) ou la Ville Radieuse (1930/35), é concentrada em volta de projetos de Bogota (1950), Marseille Sud (1951) et Chandigarh (1951). É com efeito no âmbito de seus dois últimos projetos que Le Corbusier fez do setor e da regra dos 7V a base da sua arquitetura urbana.

A parte arquitetura apresentará os grandes edifícios deste período, a Unité d’habitation de Marseille, Ronchamp, Tourette, os edifícios do Capitol, assim como os prédios construídos ou projetados em Ahmedabad, como o Mill Owner’s ou as casas Shodan, Sarabhai, Chimanbhai, Hutheesing… Com o intuito de substituir a totalidade dos projetos na obra de Le Corbusier, outros projetos serão apresentados com essas obras.


EXPOSIÇÃO LE CORBUSIER – ENTRE DOIS MUNDOS

De 28/10 a 7/12

Local: Palácio das Artes

crédito: A matéria foi enviada pro e-mail da turma pela prof. Regina. Não sabemos de onde o texto foi retirado, se alguem souber comente que a gente dá os créditos.

Nós do expurgância adoramos saber da exposição e com certeza vamos conferir pessoalmente e espero que vcs tb. Exposições como está são oportunidades de vermos de perto, de forma materializada, coisas que estudamos o curso todo e muitas vezes nos parecem distantes.

Abraços, equipe do expurgância.