terça-feira, 25 de agosto de 2009

Rodin, Chagal e Vik Muniz em BH

Como já dito uma vez esse blog tb se trata de cultura. Sendo assim não poderiamos deixar de comentar uma série de exposições que estão ocorrendo no momento na capital. Ainda não sabe oque vai fazer no final de semana????? Vá ao "museo".

Rodin e Chagal na casa fiat de cultura




No Ano da França no Brasil, o atelier de Auguste Rodin é tema de mostra em Belo Horizonte
Exposição reúne 194 fotografias que retratam o processo criativo de Rodin e traz ainda 22 esculturas, expostas na Casa Fiat de Cultura

O escultor parisiense Auguste Rodin (1840-1917) é o tema da exposição “Rodin: do Ateliê ao Museu – Fotografias e Esculturas” que a Casa Fiat de Cultura apresenta dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, em Belo Horizonte. Na mostra gratuita – que fica em cartaz na capital mineira entre os dias 13 de agosto e 13 de outubro e depois em São Paulo, no MASP, dos dias 27 de outubro a 13 de dezembro – estão reunidas 194 fotografias originais que retratam o processo criativo do artista e mais 22 esculturas de bronze e mármore.

Entre as obras está a escultura Les Trois Ombres (As Três Sombras) que sai pela primeira vez do jardim do Museu Rodin,em Paris, para de uma exposição fora da capital francesa. As fotos da mostra foram tiradas por fotógrafos que o próprio artista contratava para registrar seu trabalho.

Fonte: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~19283~n~ano+da+franca+no+brasil:+atelier+de+auguste+rodin+em+bh.htm





A magia e a intensidade das cores de Marc Chagall (1887-1985), pintor bielorruso que se fixou em solo francês, chegam ao país em celebração ao Ano da França no Brasil. De 4 de agosto a 4 de outubro, a Casa Fiat de Cultura, sediada em Belo Horizonte (MG), realiza a exposição O Mundo Mágico de Marc Chagall - O Sonho e a Vida, sob curadoria do museólogo Fabio Magalhães. De Minas, a mostra segue para o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro (RJ), onde permanecerá aberta ao público de 15 de outubro a 6 de dezembro.
Em Belo Horizonte, serão apresentadas mais de 300 obras de Chagall, entre pinturas, guaches, esculturas e gravuras. Destaque para as séries completas de gravuras como La Bible [A Bíblia], Daphnis et Chloé [Dafne e Cloé] e Les Âmes mortes [As Almas mortas], reunidas pela primeira vez no Brasil, assim como a obra Salon de coiffure (oncle Zussy) [Salão de cabeleireiro (tio Zussy)], guache e óleo sobre cartão de 1914, que pertence à Galeria Tretyakov, na Rússia.

Fonte: http://www.casafiatdecultura.com.br/imprensa/release.html

Last but not least.... temos a exposição de Vik Muniz no museo Inimá de Paula no centro de BH





Até novembro o Museu Inimá de Paula recebe a exposição de Vik Muniz. O artista se destaca por fazer suas obras a partir de materiais do cotidiano, que a maior parte das pessoas não dá importância, como poeira e lixo.

Esta é a maior exposição feita com os trabalhos do artista e já passou pelos Estados Unidos, Canadá e México. Vik começou a carreira no final dos anos 1980 e segue criando até os dias atuais.

Os ingressos para ver a mostra custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). O Museu Inimá de Paula fica na Rua da Bahia, 1.201, no centro de Belo Horizonte.

Sites oficiais:

http://www.casafiatdecultura.com.br

http://www.inima.org.br/


Alguem ai já conferiu as exposições??? gostaram??? não gostaram???? deixe sua opinião.

2 comentários:

Sofia Trópia disse...

As exposições do Rodin e do Chagall são lindas. valhe muito a pena ir. Preferi a do Rodin. Pra pegar certificado pra faculdade dêem uma passada no estacionamento da casa de cultura fiat. Eles já ficam assinados é só pegar e preencher. Bom passeio....

Anônimo disse...

Não gostei da exposição do Rodin, achei pobre enquanto a do Chagal nos ecantava pela técnica e beleza, a do rodin nos emborrecia pela falta de paciencia ao ter de ver fotos de suas esculturas, ou pelo desencanto de não ter as suas mais belas esculturas ali....

Postar um comentário