segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Colegiado do Izabela

A nosso convite o Marcos Todorov representante dos estudantes dentro do conselho do Izabela escreveu um artigo aqui pro blog. Aqueles que quiserem mais infomrações é só comentar que ele responde. O Marcos está no quarto período de arquitetura noturno e antes de ser eleito era nosso representante de turma. Quem quiser pode chegar lá na sala tb....

O termo "colegiado" (ÃVILA, 1980) diz respeito a uma forma de gestão na qual a direção é compartilhada por um conjunto de pessoas com igual autoridade, que reunidas, decidem sobre a melhoria da escola.
O Colegiado Escolar é, um espaço consultivo, deliberativo, favorecendo a implementação de uma nova prática gestora dentro da unidade escola, sem perder de vista seu objetivo maior que é proporcionar ao aluno o desenvolvimento do saber, da consciência crítica e da cidadania. “Um modelo de administração coletiva, em que todos participam dos processos decisórios e do acompanhamento, execução e avaliação das ações nas unidades escolares, envolvendo as questões administrativas, financeiras e pedagógicas”.
A importância de um acadêmico no colegiado é estar presente nas decisões, fazer valer o parecer da maioria, buscando as melhorias e propondo mudanças quando necessárias. Em suma é estar presente nas decisões e ter o direto de voto nas propostas de melhoria para o futuro acadêmico.

Marcos Todorov




ps. toda segunda (ou quase toda) vamos estar postando um artigo aqui no blog. pode ser de alunos, professores, arquitetos, etc... quer sugerir um assunto? escreve pra gente expurganciadoscosmos@gmail.com. Obrigada.