terça-feira, 25 de agosto de 2009

Oque é um DA????

Um Diretório Acadêmico é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um curso de nível superior dentro de uma faculdade.
Os Diretórios Acadêmicos são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis.
Os mais ativos discutem o currículo acadêmico, promovem atividades culturais e científicas, visando à integração das diferentes turmas e cursos. Além disso, encaminham às coordenações a insatisfação dos alunos com o rendimento de professores, grade curricular ou estrutura.
A relação que o Diretório Acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura, ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.
Há outras formas de organização de entidades estudantis nas unversidades, sendo as principais o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Centro Acadêmico e o Grêmio estudantil.
Essas estruturas e nomenclaturas correspondem à época em que foram fundadas as entidades e aos objetivos do momento de sua fundação.


Fontes: http://www.mackenzie.br/diretorios0.html
http://www.uefs.br/portal/a-universidade/estudantes/diretorios-academicos