segunda-feira, 28 de março de 2011

Souto Moura vence Pritzker 2011

Foi anunciado hoje o ganhador do Pritzker da Arquitetura 2011. Encontrei essa matéria sobre o prêmio e o arquiteto ganhador Eduardo Souto de Moura. A reportagem está em portugues de portugal, aproveita e aprende um pouco de arquitetora e línguas. Vou ver se encontro algumas fotos de obra do arquiteto pra postar aqui. Até mais.

Fonte:http://sic.sapo.pt/

Souto Moura vence Pritzker 2011, conhecido como o "Nobel da arquitectura"
O ateliê de Eduardo Souto Moura confirmou a atribuição do prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitectura, ao arquitecto português.

Eduardo Souto Moura ganhou o Prémio Pritzker de Arquitetura 2011 pelo seu "rigor e precisão", anunciou hoje a Fundação Hyatt, promotora do galardão.

Este prémio anual, criado em 1979, tem como objetivo distinguir um arquiteto vivo e é considerado o Nobel da arquitetura.

Este é o segundo português a vencer este prémio. O arquiteto Álvaro Siza Vieira venceu a edição de 1992.

No ano passado a Fundação Hyatt distinguiu a dupla de japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.

Eduardo Souto Moura, de 58 anos, nasceu no Porto e iniciou a sua carreira colaborando com o arquiteto Álvaro Siza Vieira, entre 1974 e 1979.

Em 1980, o arquiteto termina a licenciatura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, inicia a sua atividade como profissional liberal e recebe o seu primeiro prémio, da Fundação António de Almeida.


O mercado municipal de Braga, a ponte Dell'Accademia, em Veneza, Itália, a reconversão do Convento de santa Maria do Bouro numa pousada, em Amares, e o Estádio Municipal de Braga (foto) são alguns dos seus principais projetos.

Um nome da "Escola do Porto"

O arquiteto Eduardo Souto Moura, reconhecido como um dos grandes nomes da arquitetura moderna portuguesa, iniciou o seu percurso profissional ao lado de Siza Vieira, seguindo a "Escola do Porto".

Nascido em 25 de julho de 1952, no Porto, o arquiteto integra o núcleo de profissionais da "Escola do Porto", ao lado de Fernando Távora e Siza Vieira, tendo-se licenciado, em 1980, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Antes mesmo de se licenciar, entre 1974 e 1979, Souto Moura colaborou com Álvaro Siza Vieira, o único arquiteto português que conseguira até agora ser distinguido com o prémio Pritzker (1992).

Souto Moura iniciou a sua atividade como profissional liberal em 1980, ano em que recebeu o seu primeiro prémio, da Fundação António de Almeida.

Ao longo da sua carreira, o arquiteto tem sido requerido para lecionar em algumas das mais conceituadas escolas de arquitetura, atividade que iniciou, em 1981, na Faculdade de Arquitetura do Porto, mas que já o levou a dar aulas nas escolas de Paris-Belleville, Harvard, Dublin, Zurique e Lausanne.

O arquiteto recebeu vários outros prémios, destacando-se, entre outros, o prémio internacional "Pedra na Arquitetura" para a casa, em Braga, concedido pela Feira de Verona, e o prémio anual da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte.

Destaque também para o Prémio Pessoa, em 1998, e o prémio Secil 2004, pelo projeto do Estádio Municipal de Braga, construído no âmbito da realização em Portugal do Euro2004.

As suas obras mostram equilíbrio, onde se destacam formas simples, e Souto Moura fez trabalhos tão distintos como a ponte Dell'Accademia, em Veneza, Itália, ou o projeto de arquitetura para o Metro do Porto.

"Não há ninguém que defenda mais a sua obra do que os arquitetos, mesmo entrando em grandes contradições. Reparo que eu, os meus amigos e pessoas com quem convivo defendem as obras como os filhos, até ao ridículo, quase", afirmou Souto de Moura ao semanário Expresso, em novembro de 2003.