quarta-feira, 30 de março de 2011

Reforma da Savassi


Semana passada saiu no site da Prefeitura de
BH o projeto de reforma da Savassi. Abaixo a matéria e no post acima vídeo com dados e mostrando como vai ficar.

Savassi de cara nova e com charme resgatado


Um dos pontos mais charmosos da cidade, reduto da vida noturna e, para alguns, o coração cultural de Belo Horizonte, a Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecida como a Praça da Savassi, na região Centro-Sul, vai ganhar um novo visual. Com investimentos de R$ 10,41 milhões, a Prefeitura vai requalificar o local com alargamento e elevação das travessias, novo desenho de piso no cruzamento e extensão da praça nos calçadões. A ordem de serviço será dada na segunda-feira, dia 28, e as obras, que pretendem resgatar a elegância de uma das regiões mais tradicionais da capital, começam no máximo em dez dias. O projeto de requalificação urbana foi apresentado ontem pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares, durante solenidade realizada na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro.

Além das intervenções na praça, o projeto inclui a construção de fontes luminosas e serviços de drenagem e requalificação nas ruas Pernambuco, entre as ruas Tomé de Souza e Fernandes Tourinho; Antônio de Albuquerque, entre Alagoas e Paraíba; e avenidas Getúlio Vargas e Cristovão Colombo, dentro do quadrilátero formado pelas ruas Alagoas, Paraíba, Tomé de Souza e Fernandes Tourinho.

Murilo Valadares ressaltou que a requalificação integra o projeto Centro Vivo da Prefeitura, que nos últimos anos renovou, além da Praça Raul Soares, quarteirões no entorno da Praça Sete e do Mercado Central. “As obras vão qualificar a Praça da Savassi, tornando-a um local ainda mais agradável para passear, divertir e fazer compras”, ressaltou. Segundo Murilo, essa é uma reivindicação tanto dos comerciantes quanto dos moradores da região.

Parte dos recursos do empreendimento (R$ 7,58 milhões) são provenientes da Operação Urbana Savassi, estabelecida pela Lei 9959/10, sancionada em julho de 2010, que definiu normas e condições para parcelamento, ocupação e uso do solo urbano no município. De acordo com Murilo Valadares, as obras devem durar 12 meses.