sábado, 21 de novembro de 2009

Atualizações...

Fala povo,

O blog acaba de tirar a barriga da miséria e acabamos de postar várias coisas (e eu ainda tenho que entrar no e-mail pra pegar outras cositas mas...) enfim, mesmo com a correria de final de semestre vamos tentar voltar ao antigo ritmo de postagem pro blog não ficar muito parado, o bem da verdade é que eu deveria estar postando no blog do projeto de atelier mas....

bem vamos ao que interessa:

- colocamos uma nova lista de links. No influenced só vamos colocar sites sobre arquitetura que de alguma forma influênciam ou inspiram a gente. No momente já temos 3 membros: o arch daily, sobre o qual postamos outro dia, o da revista AU, onde dá pra ler praticamente tudo que vem na revista e salva muitas vezes na hora de fazer trabalho sobre obras e/ou arquitetos e o arcoweb que tráz muitos projetos e matérias boas, enfim quem quiser sugerir algum mande pro e-mail que a gente entra, vê se se idêntifica e ai colocamos ali do lado.

- Têm blog novo na nossa lista da política de boa vizinhança! Descobrimos que uma das nossas leitoras é tb blogueira. entrem no blog dela e não deixem de ler sobre o museo Hergé (sobre o qual inclusive saiu uma matéria na revista projeto e design de outubro.)

- por mais que pareça abandonado o projeto ouvidoria está aos poucos ganhando espaço. Que alegria a minha quando entrei no site do izabela e vi que a ouvidoria está postando relatórios mensais sobre o fluxo e conteudo de mensagens que chega a eles (mesmo que com um pouco de atraso uma vez que o de outubro ainda não foi publicado). os relatórios são completíssimos e vai ajudar muito no nosso controle para saber se vocês estão mandando as mensagens para a ovidoria ou não. vou postar mais sobre o assunto em breve no blog do projeto mas o que realmente queria comentar é que por influência do divino espírito santo ou do izabela hendrix semana passada tinha alguns novos pontos de internet na faculdade e muita gente conseguiu continuar conectada a aula toda, ou seja, é o progresso ou um milagre.

- no mais é isso.

Abraços equipe do expurgância

HIGH LINE PARK



O video acima é uma reportagem da TIME megazine sobre o High Line park em inglês (sorry!!!)
Mesmo se você não entender o que o cara tá falando, veja o vídeo para entender melhor o projeto.

Quem é da nossa turma no Izabela com certeza já ouviu falar do High Line Park. A ultima revista AU trouxe uma reportagem sobre o mesmo e achamos interessante colocar um link aqui para os interessados. A reportagem tráz dados sobre o projeto do parque, inaugurado recentemente em New York acima de uma linha de trêm desativada desde os anos 80.

Reportagem revista AU
http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/188/high-line-park-parque-em-nova-york-de-james-155935-1.asp

Site oficial (em inglês):
http://www.thehighline.org/



A.E.E

Exposição casa do Baile



Até 31 de janeiro de 2010, de terça a domingo, das 9:00 às 19:00hs, o Espaço Cultural Casa do Baile estará expondo cerca de 50 trabalhos de arquitetos mineiros, oferecendo um panorama da produção local com foco nos trabalhos provenientes de Belo Horizonte.

Local: Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design - avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha - Belo Horizonte

fonte: www.arcoweb.com.br

Muro dominó



Dia 11 de novembro fez 20 anos que o muro de Berlim caiu. Com certeza nunca houve muro mais famoso que esse e nunca derrubar uma parede significou tanto para o mundo. Nas comemorações o muro voltou a ser erguido em placas de isopor que como um dominó gigante foram sendo derrubadas. Abaixo segue texto do site estadão.com.br sobre o evento. Para aqueles interessados em história vale a pena entrar no you tube e ver os diversos vídeos gravados por emissoras de tv ou por anônimos no dia que o verdadeiro muro caiu. 11 de novembro de 1989 foi um daqueles dias que mudou a história.

Na festa dos 20 anos, Muro de Berlim cairá como um dominó

BERLIM - Uma fila de mil réplicas de isopor de partes do Muro, de 2,5 metros de altura, pintadas por crianças das escolas berlinenses e dispostas ao longo de 1,5 km entre a Porta de Brandenburgo e a Potsdamer Platz, cairá como um dominó. A primeira peça será empurrada por Lech Walesa, ex-líder do sindicato polonês Solidariedade, e pelo ex-primeiro-ministro húngaro Miklós Németh, que permitiu em 1989 que milhares de alemães orientais fugissem para a Alemanha Ocidental através de seu país. Os alemães consideram que, sem os dois, o Muro não teria caído.

Como fez há 20 anos, a chanceler Angela Merkel, originária da Alemanha Oriental, atravessará de novo a passagem da Rua Bornholmer, a primeira que se abriu naquela noite. "O 9 de novembro de 1989 é o dia mais belo da história recente da Alemanha", disse Merkel em seu vídeo semanal, publicado no sábado em seu site. "Esse dia mudou a vida de muita gente, e também a minha."

Participarão da festa, orçada em 5 milhões, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e da Rússia, Dmitri Medvedev, além do então dirigente soviético, Mikhail Gorbachev. A prefeitura de Berlim espera o comparecimento de 100 mil pessoas.

Sarkozy publicou no domingo na sua página no site de relacionamentos Facebook uma foto dele arrancando um pedaço do Muro. Ele conta que chegou a Berlim Ocidental na manhã do dia 9 e atravessou para o Leste pelo Checkpoint Charlie, o célebre posto de controle destinado aos funcionários dos governos aliados. Na época com 34 anos, Sarkozy era deputado pelo partido conservador União pela República (RPR).

A cerimônia começou às 18 horas (15 horas em Brasília), com um concerto ao ar livre da orquestra da Ópera do Estado de Berlim, regida pelo maestro e pianista israelense de origem argentina Daniel Barenboim, que vive em Berlim. Em seguida se apresentam a banda americana Bon Jovi, com sua nova canção We weren’t born to follow ("Não nascemos para seguir"), e o DJ Paul van Dyk, também originário da Alemanha Oriental, que compôs uma música para o evento.

Os políticos farão discursos e depois os dominós serão derrubados, em meio à explosão de fogos de artifício. Milhares de pessoas deverão formar uma corrente ao longo do antigo traçado do Muro, que foi completamente demolido.

Muitos museus de Berlim estão apresentando exposições sobre o período do pós-Guerra, da construção do Muro (1961) e de sua queda. Na Alexanderplatz, há uma grande exibição de fotos da época do Muro - cuja existência os alemães procuraram esquecer nos últimos 20 anos, mas que chegou a hora de relembrar.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Breve comentário da Bienal...

Alguem gostouda Bienal de SP?

Na viagem dos alunos do Izabela para sp, 99,9% esperava muito mais da bienal, ouvi muitos comentários no museu da lingua portuguesa, pinacoteca e sesc pompeia, do tipo: - Isso aqui dá de mil na bienal!.
( foto tirada do protesto de um funcionário pregado em um galão de água que estava exatamento no meio das mostras dos projetos. obs: a diretoria que está bem longe dali, isso foi ilário)


Por isso listei os motivos para não gostar da bienal de 2009:



- Pouco público.

- Nenhum atrativo, do tipo, eventos e etc...

- Escassez total de atendimento e serviço ao público.

- Poucas novidades

- Apresentação de projetos em pranchetas impressas como os TFG o que trouxe um pouco de preguissa em ler todas aquelas informações, deve existir um jeito melhor de se expor projetos!!

- Muito patrocinio, pouco envolvimento com a produção independente.

- Mais uma vez, poucas novidades. ( acho que esse tópico merece ser repetido na lista já que é esse o principal objetivo da bienal)



Boatos falam que está sendo a Bienal do Vazio, assim como aconteceu com a Bienal de Arte Contemporânea no ano passado, em que o pavilhão foi invadido por pixadores e o segundo andar não recebeu nenhum tipo de obra... Também ouvi que foi culpa do curador que morreu e do outro que abandonou o projeto, enfim, boatos a parte vale a pena refletir e voltar daqui a 2 anos ansiosos por melhoras...

obs: teve até gente brincando de pique esconde na bienal...

A.E.E

sábado, 7 de novembro de 2009

Um pouco sobre o ELECS


No final do ultimo post, publicamos o comunicado da diretora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Raquel, em relação a Menção Honrosa recebida pela equipe do Izabela Hendrix na II Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger. A curiosidade matou o gato e em busca de fotos do projeto encontrei o blog do evento, para outros curisos sobre o assunto fica a dica e o link: http://elecs2009.blogspot.com/

A.E.E

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fala gente,

Putz! O blog nunca ficou tanto tempo sem atualização mas como todo mundo está cansado de saber vem o final de semestre e a gente mal come e dorme, quem dirá postar no blog (rimou rs...). Mas não esquecemos daqui não.
Hoje estou passando para divulgar a II Conferência Metropolitana da RMBH, indicação do nosso professor de urbanismo Felipe. Uma vez um colega de classe disse que a gente se inscrevia pra fazer arquitetura e vinha esse tal de urbanismo de brinde hauhauhau... brincadeiras a parte acho que é 90% dos casos ou mais. (alguem ai se inscreveu com foco no urbanismo e não na arquitetura????), ou seja, quem acaba seguindo o caminho de urbanista é porque tem contato com o assunto na faculdade e descobre um novo campo de atuação no qual tem muita afinidade. OK, e o que que isso tem a ver com a conferência???? Simples, se você não é fã de urbanismo vale a pena ir para rever seus conceitos ou comprovar que foi somente um "brinde", se você é fã de Haussmann e Le Corbusier (me desculpem os urbanistas mais modernos mas ainda não chegamos nessa parte da matéria) vá para entender melhor como funciona o planejamento das metrópoles e os desafios enfrentados no momento.

Abaixo segue o cronograma (clique na imagem para ver maior):
E também temos o prazer de divulgar aqui no blog um comunicado da Raquel, nossa cordenadora de curso. Segue abaixo na integra e parabens do expurgância a todos os envolvidos no projeto.

Prezados,
é com alegria que informamos que a equipe do Curso de Arquitetura e Urbanismo participante da II Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger, que ocorreu em Recife entre os dias 28 e 30 de outubro de 2009, foi premiada com Menção Honrosa no Concurso de Projetos para Habitação de Interesse Social. Aproveito para agradecer e parabenizar o empenho dos professores participantes e a iniciativa dos alunos.
Professora orientadora: Karine Gonçalves Carneiro
Professores colaboradores: José Júlio Vieira, Regina Xavier e Rogério Mori
Alunos: Ana Beatriz Beraldo e Marcelo Oliveira Damasceno
Alunos colaboradores: Caroline Horta e Larissa Tredezini (ex-aluna).
Abraços a todos,
Raquel

No momento é só, mas em breve voltamos com coisas novas. Queriamos muito agradecer a todos que continuam entrando no blog. É importante ver que mesmo após a empolgação inicial o pessoal continua acompanhando as notícias, e para felicidade geral da nação estão até comentando mais!!!! Teve até comentário polêmico na questão do projeto Dandara que a gente, pra ser sincera, adorou rs....

A.E.E