quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Oficina Decorativa Leroy Merlin

A 3ª Oficina Criativa Leroy é totalmente gratuita e oferece vários cursos por dia em todas as lojas Leroy Merlin do Brasil. Os temas vão desde a decoração até a construção.

INFORMAÇÕES: http://www.leroymerlin.com.br/bricolagem/oficina.aspx

A maioria já está lotada, ou seja, vagas esgotadas, mas ainda dá tempo de se inscrever. Para aqueles que tem tempo, ótima oportunidade para aprander ou aperfeiçoar alguma habilidade.

A.E.E

Quantas bocas você tem???

É impressão nossa ou a cada semana abre uma cantina, lanchonete ou café dentro da faculdade? Quando a gente entrou no Izabela tinha só uma que eu me lembre, a grandona lá de baixo. Daí querer abrir mais um ou dois lugares tudo bem, afinal de contas monopólio é coisa do passado (ou nem tanto). Lembro quando abriu aquele café em frente a cantina (no qual eu, Sofia Trópia, nunca comprei nada devido a um episódio assim que abriu o lugar, mas confesso nem sei se é mais da mesma pessoa). Depois veio o concurso para a livraria/café no prédio um em frente a passarela de metal. A livraria acho que não foi muito pra frente, e o lugar já foi 24h. Mas esse é bem legalzinho e salva a gente quando tem que comprar cd pra apresentar trabalho. Depois disso achei que tava bom né. Afinal o Izabela não é tão grande assim. Tem três lugares pra comer lá dentro sem contar o comércio que bomba lá fora. A fila do hamburguer compete fácil com a da cantina. Teve uma época que pra conseguir comprar Bauru tinha que sair mais cedo da sala e até subway alternativo (aquele pessoal do sanduiche natural) abriu, oque alias gerou um boom de sanduiche natural em todos, mas enfim para minha surpresa outro dia teve aula no multimídia do prédio 4 e lá num cantinho estava mais uma lanchonete e para o choque geral, quando resolvo ir ao banheiro do primeiro andar dou de cara com???????????? Mais uma lanchonete!!!!!!!!!!!!!!!! Nessas horas eu penso porque ao invéz de abrir lanchonete não abre uma papelaria decente, porque não é de hoje que eu vejo neguinho desesperado atrás de lápis, lapiseira, caneta, borracha, compaso, esquadro, escalimetro, etc... e não compra porque trabalha o dia todo e depois vai pra facul e no final não tem tempo de passar em lugar nenhum. Sem contar no povo que esqueçe o famoso isopor do atelier e ai compramos uns dos outros. É foda. Fica ai a dica pra direção ser mais “criativa” da próxima vez que fizer alguma parceria, porque desde sempre todo mundo só tem uma boca e se a vida se resumisse a comida a gente não tava fazendo faculdade.


A.E.E

Mais pedidos...

Estou pra postar aqui no blog a séculos algumas coisas que a Vivi, um colega, me mandou por e-mail. O primeiro é um video nomeado a evolução da casa americana. A animação é uma graça. Depois uma matéria sobre uma luminária. Olha lá que diferente!

subprime from beeple on Vimeo.


design de corte: luminária e aquecedor

Um tijolo cortado + uma lâmpada = uma luminária que também é um aquecedor de ambiente. É para funcionar como abajur de cabeceira, mas deve funcionar também naqueles armários de copiadora, onde guardam as folhas de papel...

Em um site alemão cada uma dessas lumínarias custa 92 euros!!!

A.E.E

Sites

Tem muito site na internet sobre arquitetura. Alguns valem muito a pena conhecer pois trazem conteúdo exclusivo, entrevistas e os projetos que chamam mais atenção no mundo. É o caso do Arch Daily. O site é todo em inglês mas mesmo sem entender dá pra ter uma visão geral através das fotos. Para aqueles que sabem o idioma não deixem de escutar as entrevistas.

http://www.archdaily.com


Quem souber de outros sites, manda pra gente divulgar aqui junto com seu comentário. Eu mesmo tenho uma porção nos meus favoritos. De pouco em pouco vamos postando.

Abraços equipe do expurgância.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

As faces de Niemeyer


Em nossa viagem à Brasília respiramos Oscar Niemeyer o tempo todo. Visitamos a maior parte das obras e cada um tirou suas próprias conclusões. Pesquisando um pouco mais sobre esse arquiteto que pensamos conhecer, encontrei muita informação, fotos e vídeos curiosos, outros nem tanto. Conclusão: nada a declarar. bom ou ruim? louco ou visionários? nessa hora é cada um por sí mas, alguma coisa esse cara fez que mudou a forma de se ver e contruir arquitetura. E você? oque pensa de Oscar Niemeyer???

Biografia

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração. Aqueles que não o admiram dizem que é vaidoso, frívolo e contraditório. Ironicamente, estes últimos deram-lhe a alcunha de "arquiteto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.
— Oscar Niemeyer

créditos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

O site da fundação Oscar Niemeyer (fundação oscar niemayer!!! existe isso???) está em contrução, ou melhor reforma. Mesmo assim é possivel ver uma lista da relação de projetos de APENAS 26 PÁGINAS!!! hehehehe...

Um ótimo site com informações sobre o arquiteto é o portal Uol-niemeyer. Lá tem centenas de fotos do arquiteto, suas obras no brasil e no mundo, comentários de outros arquitetos e até quiz rs...

http://entretenimento.uol.com.br/niemeyer/

Abaixo alguns videos. Todos ótimos ou no mínimo interessantes.








No you tube tem muito mais! Abraços equipe do expurância.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

EXPOSIÇÃO LE CORBUSIER – ENTRE DOIS MUNDOS


A importância de Le Corbusier advém, em grande parte, do seu enorme poder de síntese. Nas viagens que fez a várias partes do mundo, Le Corbusier contactou com estilos diversos, de épocas diversas. De todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e intemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitetura clássica grega. Nasceu em uma família calvinista, onde recebeu uma formação moral que acentuava os contrastes entre o Bem e o Mal. A exposição mostrará os últimos vinte anos das obras do grande arquiteto e artista francês Charles-Edouard Jeanneret - Le Corbusier. “Entre dois mundos” será uma exposição que apresentará, por meio de maquetes, fotos, textos e obras originais, as diferentes facetas do arquiteto francês. De Marselha a Brasília, Le Corbusier atuou no urbanismo, na arquitetura e nas artes plásticas, e se sensibilizou pela imagem do Brasil.

A idéia é proporcionar à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes formas de sua cultura. A exposição “Le Corbusier, entre dois mundos” visa, portanto, a aperfeiçoar e consolidar esta presença, valorizando a competência da arquitetura contemporânea. Le Corbusier foi um dos primeiros arquitetos a compreender as transformações de um planejamento urbano sistemático e programado. Em sua perspectiva, essa idéia deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias.



A EXPOSIÇÃO

O corpus da exposição começa com a apresentação de desenhos de viagens focalizada tanto no estudo de figuras importantes da história da arquitetura como em situações mais trivais. A parte urbanismo, após proposições básicas como la Ville Contemporaine de trois millions d’habitants (1922) ou la Ville Radieuse (1930/35), é concentrada em volta de projetos de Bogota (1950), Marseille Sud (1951) et Chandigarh (1951). É com efeito no âmbito de seus dois últimos projetos que Le Corbusier fez do setor e da regra dos 7V a base da sua arquitetura urbana.

A parte arquitetura apresentará os grandes edifícios deste período, a Unité d’habitation de Marseille, Ronchamp, Tourette, os edifícios do Capitol, assim como os prédios construídos ou projetados em Ahmedabad, como o Mill Owner’s ou as casas Shodan, Sarabhai, Chimanbhai, Hutheesing… Com o intuito de substituir a totalidade dos projetos na obra de Le Corbusier, outros projetos serão apresentados com essas obras.


EXPOSIÇÃO LE CORBUSIER – ENTRE DOIS MUNDOS

De 28/10 a 7/12

Local: Palácio das Artes

crédito: A matéria foi enviada pro e-mail da turma pela prof. Regina. Não sabemos de onde o texto foi retirado, se alguem souber comente que a gente dá os créditos.

Nós do expurgância adoramos saber da exposição e com certeza vamos conferir pessoalmente e espero que vcs tb. Exposições como está são oportunidades de vermos de perto, de forma materializada, coisas que estudamos o curso todo e muitas vezes nos parecem distantes.

Abraços, equipe do expurgância.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Visita ao Dandara + Blogs

Boa noite povo,

Bem quem vem aqui regularmente sabe que a gente fez um post sobre a ocupação Dandara. Alguns moradores do Dandara foram até o Izabela na semana da arquitetura para dar uma palestra sobre o trabalho desenvolvido lá e nós do blog ficamos de organizar uma visita ao local. Bem, o professor Fred nos procurou a algumas semanas para organizarmos a visita junto de uma das turmas dele e então está marcado para sexta- feira dia 23/10 as 8:30 da manhã lá no Dandara mesmo.

Pra chegar lá:

A área está situada no bairro Céu Azul, na Nova Pampulha, no encontro das Ruas Estanislau Pedro Boardman e Petrópolis, em frente a garagem de ônibus.

Ônibus: 3302 – 2213 – 2215. (Céu Azul) Descer Próximo à Escola Estadual Deputado Manoel Costa.

Mapa google maps:

http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=rua+wanderley+teixeira+matos+01&sll=-19.83032,-44.012003&sspn=0.010133,0.01914&ie=UTF8&ll=-19.829371,-44.012153&spn=0.010133,0.01914&t=h&z=16&iwloc=A

Mais informações sobre o projeto:

http://ocupacaodandara.blogspot.com/

Bem além de estar organizando essa visita ao Dandara o prof Fred nos passou a lista de blogs de alunos e disciplinas que ele dá pra gente divulgar aqui no blog. Já estão todos listados ali na área política da boa vizinhança. Entrem e fiquem conhecendo um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos pelos outros períodos!

Por hoje é só. Abraços equipe do expurgância.