quarta-feira, 13 de abril de 2011

Gustavo Penna: para entender.

Jornal Hoje Em Dia, 01/02/2008

  Belo Horizonte, terá mais um espaço de convivência, desta vez, dentro de um dos lugares mais freqüentados na área central, o Parque Municipal. O prédio do Colégio Imaco vai dar lugar a uma construção moderna, que vai abrigar todos os eventos de educação ambiental, lazer e cultura que já acontecem no parque. Orçada em R$ 8 milhões (investimento do Governo municipal), a obra, cuja licitação sai hoje, está prevista para começar em abril e a previsão é a de que seja concluída em aproximadamente 18 meses. 
O novo prédio será erguido onde funcionava o Imaco, que foi transferido para o antigo Promove, na Rua Gonçalves Dias, na Praça da Liberdade. O antigo colégio tem 4.425 metros quadrados de área construída e será demolido para que seja levantado o Espaço Multiuso do Parque Américo Reneé Gianetti com 3.200 metros quadrados. «Nenhuma árvore será derrubada. A proposta é valorizar a área verde. A nova edificação é leve e vazada em harmonia com o próprio parque. O prédio do Imaco era uma anomalia, não tinha nada a ver com o ambiente», critica o responsável pelo projeto arquitetônico, o arquiteto Gustavo Pena.
O acesso principal ao edifício será pelo Largo do Sol. Um amplo espaço coberto, de formato circular (o que facilita a acústica), será construído para abrigar 3 mil pessoas. Haverá um palco amplo, um auditório para 250 pessoas e biblioteca com o acervo do Parque Municipal, além de lanchonete, banheiros e um terraço descoberto para que o freqüentador usufrua da vista do parque. 
Os pisos externos serão em argamassa de alta resistência e granitina áspera, que permite o alto tráfego de pessoas no local, aproximadamente 600 mil por mês. Serão utilizadas divisórias móveis entre as salas de apoio e no auditório para permitir a integração dos ambientes quando necessário. Pena conta que buscou inspiração nas crianças e procurou idealizar um projeto lúdico e ao mesmo tempo instigante. «Por trás dessa obra está uma preocupação maior em transformar as cidade em locais de convívio agradável. O espaço multiuso estará totalmente interligado ao patrimônio ambiental do Parque», disse o prefeito Fernando Pimentel.

 Gustavo Pena falar que que o prédio antigo era tosco: ok!,agora gustavo p.: falar que seu projeto tem harmonia com o parque: plis não exagera né benhê!!! então tudo que é branco e curvo tem harmonia com o mundo? Já ouvi esse discurso antes com um velho e centenário arquiteto!