sexta-feira, 11 de junho de 2010

Niemeyer vai projetar museu para Havana

O arquiteto Oscar Niemeyer, 102, já está de volta à ativa, depois de passar alguns dias hospitalizado.

Ele vai projetar, sem cobrar nada, um museu em Havana, Cuba, para abrigar as 120 obras de arte doadas ao país no mês passado pelo milionário Gilbert Brownstone.

Entre elas há dezenas de Picassos, Andy Warhols, Mirós, Marcel Duchamps, Dalís e Chagalls.

As informações são da coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha de S. Paulo desta quarta-feira (19), na íntegra disponível para assinantes do jornal ou da UOL.

Esta não é a primeira vez que Oscar faz um projeto para a ilha. No ano de 2008, foi inaugurada uma escultura em aço criada por ele para a Universidade das Ciências Informáticas de Havana. A obra representa um monstro com a boca aberta diante de um homem com a bandeira de Cuba. A justificativa de Niemeyer para a escultura de 9,5 toneladas é de que ela é uma homenagem ao povo cubano "na defesa da soberania contra o monstro imperialista".

A nova sede da Embaixada do Brasil, em Havana, também foi projetada pelo arquiteto. O conjunto arquitetônico cerca uma praça central que se funde à cidade e é formada por dois edifícios de 8 m de altura ligados por uma delicada marquise de altura inferior.

Fonte: Arq!Bacana

Abraços,

Equipe do Expurgância