segunda-feira, 5 de abril de 2010

Back to the game

Após alguns dias off devido ao feriado o expurgância volta a rotina, ou pelo menos tenta rs... eu bem queria postar aqui uma posição oficial sobre a paralização dos professores que irá ocorrer hoje mas não temos certeza. Ao que parece cada professor tem uma opinião e o mesmo decide se vai dar aula ou não.
Mudando de assunto... Já postamos aqui no blog sobre a High Line, um projeto de parque suspenso que revitalizou uma linha de trêm abandonada em Nova York e que virou Hit. Continuando o processo de revitalização da área e entorno o arquiteto Neil Denare projetou o HL23, um edifiício residencial de 14 andares junto a High Line. Leia abaixo sobre o edifício e para saber mais acesse o site oficial.


Projeto de Neil Denari promete virar referência em Nova York

por Majô Levenstein

Com a criação do High Line - um parque linear elevado, que percorrerá o distrito artístico de West Chelsea, no lado Oeste de Manhattan - houve uma mudança de zoneamento, permitindo empreendimentos residenciais nessa antiga área industrial. Dentre os inúmeros projetos recentes, chama a atenção o HL23, situado junto ao High Line, na altura da rua 23 Oeste, projeto do arquiteto californiano Neil Denari, conhecido por seu trabalho teórico dentro do Southern California Institute of Architecture escola em Los Angeles, reconhecida como vanguarda no ensino da Arquitetura, onde lecionaram Tom Mayne e Eric Owens.
O HL23 será um edifício residencial, de 14 andares, implantado em um lote de 12m x 30m. O formato diagonal de sua fachada, projetando-se em direção ao parque elevado, soluciona elegantemente o problema de tamanho do lote. O departamento de planejamento de Nova York abriu 7 exceções na lei de zoneamento para aprovar este projeto, que custará “apenas” US$ 22 milhões e se tornará, certamente, uma forte referência urbana para a região.


Segundo o autor "o terreno faz o prédio acontecer, o High Line é o começo da ação". A fachada, bastante transparente, revelará a estrutura de aço - repleta de travamentos diagonais - e fornecerá aos moradores vistas estonteantes do parque e da região. O edifício terá 11 apartamentos sendo 9 de um andar, que vão de 172m² a 242m² de área. A cobertura dúplex terá uma área de 344m² e um terraço. Outro duplex (maisonette), no nível mais baixo, terá um jardim privado. Os preços variam de US$ 2,7 a 10,5 milhões.


O HL23 também terá uma larga lista de elementos ecológicos: ventilação e iluminação naturais, uso de materiais com pouca liberação de carbono, aparatos para poupar água, que serão capazes de reduzir o consumo em 30%, a captação de energia solar reduzirá o consumo de energia de 15 a 25% e um plano de construção prevê a reutilização de 75% do material utilizado. Tudo isso visando garantir o certificado ecológico "ouro" da LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. O projeto será um dos destaques de uma exposição sobre nova arquitetura e sobre o High Line, que acontecerá em junho no Museu da Cidade de Nova York.

crédito: http://www.onne.com.br


Dica da semana:


Vou tentar postar toda semana alguma indicação de blog legal/interessante, não necessariamente sobre arquitetura, pra vocês conferirem. Tenho uns milhares nos meus favoritos e não custa nada dividir né. Então o dessa semana fica sendo o "Reformando nosso Ap", o blog é escrito por um casal que narra suas desventuras durante a obra de seu Ap. Com linguagem engraçada, passa-a-passo da obra com fotos e quer acredite, ou não, muita informação útil.