sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As outras vidas de uma edificação - Selexyz Dominicanen Bookstore

A "igreja" gótica da foto foi tema do meu trabalho de Arquitetura V, no qual deveriamos apresentar obras que apresentam diferentes usos dos quais para o qual foram construidas, e como foram feitas as intervenções. A igreja dominicana, ordem religiosa católica, localizada em Mastricht, Holanda, começou a ser construida em 1267 e terminada em 1294. Em 1794, tropas francessas invadiram a região, a anexaram a França e expusaram os dominicanos. O local foi usado com fins religiosas por aproximadamente uma década e depois como um depósito.


Anos depois, em 1910 a igreja passou por uma reforma, o piso foi trocado e foi instalado um orgão. Foi utilizada como local para aplicação de provas de uma escola próxima, espaço para exposição de carros, chegou a abrigar lutas de box e festas de carnaval. Os usos parecem extremamento contrários ao que se espera em uma igreja, porém por não ter a mais de 200 anos uso religioso, o prédio acabou se afastando da imagem de lugar sagrado para os moradores, que em entrevista dizem não se importar com as apropriações fora do comum.
A ultima apropriação antes da intervenção, que a transformou em uma das mais bonitas livrarias do mundo, não tinha nada de glamuroso, considerado um espaço vazio no meio da cidade era usada como estacionamento coberto para bicicicletas.



Em 2005 começou a reforma para tranforma-la em em livraria, o projeto do escritório Merkx + Girod consiste basicamente em uma estante de vários níveis, que pode ser acessada por escada ou elevador, totalmente independente da estrutura já existente. Além da estante foi criado um café e expositores de livros espalhados pelo espaço.
A intervenção durou 3 anos, muito do tempo foi gasto na recuperação do teto (1 ano) e quando foram descobertos cadáveres abaixo do piso (prática comum antigamente de enterrar as pessoas dentro das igrejas) e o mesmo teve que ser tirado por inteiro para que houvesse uma catalogação dos mesmos.





A intervenção já ganhou importantes prêmios e mostra que toda edificação têm direito a uma segunda, terceira, quarta, etc... vidas.

Abraço Equipe do Expurgância