sexta-feira, 14 de maio de 2010

50 anos de Brasília + Mc Donalds

Em comemoação aos 50 anos de Brasília, o Mc Donalds fez um papel de bandeja só com curiosidades sobre a cidade. Legal e no minimo curioso.

1 - Juscelino Kubitschek teve que viajar 365 veze do Rio de Janeiro a Brasília antes de inaugura-la.

2 - O Festival de Brasília do CinemaBrasileiro é o mais antigo do gênero no paí. A primeira edição foi em 165.

3 - Na construção do projeto de Brasília, previa-se qu todos os táxis deveriam ser DKWs cinza-escuros.

4 - O Parqu da Cidade, ou Sarah Kubitschek, está entre os maiores parques urbanos do mundo, é maior até que o Central Park de Nova York.

5 - Em 1987, a Unesco declarou Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

6 - O primeiro cidadão brasiliense foi batizado de Brasiliano Pereira da Silva e nasceu em 21 de abril de 1960, na Vila do lapi.

7 - Brasilia sediou uma disputa recordista de eteca em 21 de abril de 2000. Foram 4800 rebatidas no ar.

8 - Algumas das maiores bandas e cantores de rock dos anos 80 e 90 tiveram origem em Brasília.

9- Juscelino Kubitschek gostava de cantar serenatas, tinha mais carinho por "Peixe Vivo", música escolhida pelo povo para homenageá-lo.

10- Por seus 250m de largura, o eixo monumental - que liga a Praça Municipal à Praça dos Três Poderes - entrou para o Guinness, o livro dos recordes, como a via pública mais larga do mundo.

11- Oscar Niemerer transformou Brasília em símbolo de sua arquitetura. Só na capital do país, existem 23 obras tombadas.

12- Em frente ao Congresso Nacional, está uma das maiores bandeiras hasteadas do mundo: 280m² em mastro de 100m de altura.

13- Brasília é a terceira capital do país. Antes foram Salvador, a primeira, e Rio de Janeiro.

14- O dia de inauguração de Brasília, 21 de abril de 1960, foi escolhido em homenagem a Tiradentes.

15- Em 1982 um servidor publico fez greve de fome por causa de seu jumento. Ele havia dado seu animal de estimação para o Papa João Paulo II quando Sua Santidade visitou Brasília, mas o jumento não foi enviado a Roma, o que provocpu o protesto do cidadão.

16- O plano piloto vencedor do concurso para escolha do projeto de Brasília foi entregue as 18:50, de 11 de março de 1957. Apenas 10mim antes do encerramento do prazo.

17- Segundo a lensa, o lago Paranoá era um índio destinado pelo deus Tupã à Brasília, uma mulher alada. Mas foi transformado em lago por ter se apaixonado por Jaci, a Lua, descumpindo o seu destino.

18- Ficaram conhecidos como candangos as pessoas que migraram principalmente do Norte e Nordeste para construir Brasília. Gente de muita disposição, que trabalhou dia e noite nessa empreitada.

19- Além de Brasília, Goiânia e Belo Horizonte são cidades planejadas. Fora do Brasil, outros bons exemplos são as cidades de La Plata, na Argentina, Washington, nos EUA, e Camberra, Austrália.