sábado, 6 de março de 2010

Nova embaixada dos EUA em Londres


O projeto da nova embaixada dos EUA em Londres tem dado o que falar. Lançado a não muito tempo já criou polêmica. Abaixo alguns dados sobre o projeto (materia da uol) e algumas fotos.
Só um detalhe: até anti-explosão o prédio é.

EUA revelam nova embaixada 'ultra-segura' em Londres


Os Estados Unidos revelaram o projeto do prédio que abrigará a embaixada do país em Londres a partir de 2017. Orçado em cerca de US$ 1 bilhão, o novo edifício foi projetado para dar mais segurança aos funcionários. Ele ficará fora do centro, na margem sul do rio Tâmisa, e em frente ao prédio do serviço secreto britânico, o MI-6. Em vez de grades e muros altos, a nova embaixada será cercada por um jardim com fossos e canais.

"Os elementos de segurança estarão presentes em todo o perímetro, mas não serão aparentes", explicou à BBC o arquiteto autor do projeto, James Timberlake, que bateu outros 36 escritórios de arquitetura em um concurso.

A atual embaixada americana fica em Grosvenor Square, no sofisticado bairro de Mayfair, na região central de Londres. O local assistiu a grandes protestos, como um contra a Guerra do Vietnã, em 1968. Segundo o embaixador Louis Susman, o prédio está muito vulnerável a ataques. "A ideia mudança partiu da necessidade de proteger nossos funcionários em uma era de potencial extremismo", afirmou à BBC.

Em 1998, um duplo ataque coordenado deixou mais de 200 mortos nas embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia. Desde então, os Estados Unidos reconstruíram ou mudaram 67 prédios de seus órgãos governamentais no exterior.

fonte: http://www.uai.com.br