sábado, 29 de agosto de 2009

Cosmos que expurgam pelo mundo....

Sendo estudante de arquitetura não poderia deixar essa matéria de lado então resolvi compartilhar aqui no blog. Para aqueles que ainda acham que idéias utópicas não têm vez..... (só coloquei um pedaço, pra ler na integra acesse o link no final do post). Não deixe de ver o vídeo.

A cidade do futuro está em construção na Coréia do Sul

Por Danilo Amoroso
sexta-feira, 28 de agosto de 2009

New Songdo é uma utopia para uns, um sonho para outros. Veja neste artigo como o projeto desta cidade é ambicioso.

Estes são apenas alguns dos mais básicos atrativos de New Songdo, uma cidade que já está em construção na Coreia do Sul. A inauguração está prevista para o ano de 2015. O planejamento da cidade é liderado por John Kim – ex-projetista-chefe do Yahoo! – e reúne, no mesmo lugar, um pólo econômico, sustentável, tecnológico, confortável e totalmente planejado. Tudo se junta no que promete ser a comunidade mais dinâmica, vibrante e digitalizada de todo o planeta.

O conceito de U-City

New Songdo é uma tentativa de colocar na prática o conceito de Ubiquitous City (U-City), traduzido livremente como cidade ubíqua. Um ambiente ubíquo é aquele onde toda tecnologia de informação está aplicada e todos os sistemas estão interligados. Esta conexão pode ser feita de diferentes maneiras, desde simples redes sem fio até identificação por frequência de rádio.

Em outras palavras, um ambiente ubíquo pode ser usado facilmente, convenientemente e com segurança por qualquer pessoa a qualquer hora e em qualquer lugar. E, é verdade, um ambiente ubíquo também pode ser chamado de onipresente. Casas, hospitais, empresas e outras esferas compartilham dados. Computadores e chips estão presentes em residências, ruas e escritórios.

New Songdo é a cidade ubíqua mais avançada do mundo sendo construída do zero. Não é a primeira cidade ubíqua da Coreia do Sul, no entanto. Dongtan, por exemplo, já oferece diversos serviços interligados de um ambiente. Mas New Songdo é considerada diferente pela aplicação do U-City em toda cidade e pelo aspecto global de negócios, uma vez que a cidade quer atrair companhias do mundo todo para a consolidação de um avançado complexo empresarial.




Saiba mais em: http://www.baixaki.com.br/info/2662-a-cidade-do-futuro-esta-em-construcao-na-coreia-do-sul-.htm


Um comentário:

Thiago disse...

Realmente,

Não há limites para sonhar!!

Postar um comentário